O ano passado foi marcado pela retomada no faturamento dos shoppings de todo o Brasil. De acordo com o Censo Abrasce, feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers, os centros de compras tiveram um crescimento de 6,2% nas vendas, fechando 2017 com um faturamento de R$ 168 bilhões.
Segundo o levantamento, as regiões que registraram os maiores aumentos foram a Sudeste e a Nordeste. Já a região Centro-Oeste foi a que ficou para trás registrando o menor avanço. Outro dado importante do censo é que na comparação com 2016, o ano passado teve o aumento de 5,5% no número de pessoas que visitaram os estabelecimentos.
O crescimento registrado em 2017 poderia ter sido ainda maior, pois no ano passado a Abrasce projetou a abertura de 19 shoppings no país, mas apenas 12 foram inaugurados. Para 2018 a instituição prevê um crescimento entre 5,5% e 6% no volume de vendas e espera a inauguração de 23 novos estabelecimentos pelo Brasil.
A instituição destacou também que a maior parte das inaugurações devem acontecer fora das capitais. Em 2014, o interior do país ultrapassou as capitais como o destino favorito dos shoppings centers.
Atualmente, mais da metade dos 571 centros de compras do Brasil estão localizados em cidades que não são capitais. Dos 23 novos estabelecimentos esperados pela associação, 17 deles estão em regiões litorâneas ou nos interior dos estados.