Esse momento de pandemia vai nos levar para outra realidade. Vamos entrar em uma nova fase com diversas oportunidades no repasse de franquias.
Ter o próprio negócio é o sonho de toda pessoa que deseja empreender, mas como diz o velho ditado, enquanto alguns choram, outros vendem lenços. E isso é o que tem acontecido com o mercado de franquias.
Alguns lojistas que não souberam operar nesse período de crise, ou querem sair do mercado por qualquer outro motivo, encontra no repasse a solução para não perder dinheiro. Isso é mais comum do que a gente imagina.
Só para você entender, fazer a venda de uma franquia em operação é relativamente simples, entretanto ele acaba tendo que fazer isso sozinho sem auxilio da franqueadora.
Muitas vezes a franqueadora tem interesse em expandir novos PDV´s e o repasse acaba ficando em segundo plano.
Como o Franqueado deve fazer?
O empresário tem que obter um comprador interessado e ter a aprovação do franqueador, mas claro que não para por ai.
A troca de um franqueado deve ser feita com cautela. É preciso seguir algumas regras definidas na Circular de Oferta de franquias da franqueadora.
Basicamente é preciso que o interessado seja aprovado pelo franqueador, para depois comecem as negociações com shoppings ou proprietários de imóveis.
Tudo isso deve seguir o que está determinado na Circular de Oferta de franquias e no contrato assinado com a franqueadora.
O repasse pode trazer boas oportunidades
O período de boom aumentou muito a quantidade de unidades franqueadas e com isso aumentou a oportunidade de fazer bons negócios. Existem poucas empresas especializadas nesse segmento.
Essa modalidade de venda de empresas pode ser uma saída possível para evitar que esses negócios fechem as portas e prejudiquem franqueadores, franqueados e colaboradores do setor.
O comissionamento de uma franquia é sempre uma discussão à parte e pode ficar entre 5% a 12% do valor total da venda, e deverá ser pago no ato da assinatura do repasse.
Vale destacar ainda que, muitas dessas franquias de repasse, possuem bons resultados financeiros, fazendo com que sejam uma boa opção para um novo empreendedor.
Start Up especializada em repasse de franquias
Se estamos falando de oportunidade em investimento, a Start Up Buy Co. saiu na frente desenvolveu uma plataforma para atender e apoiar uma fatia do empreendedorismo que não estava sendo atendida.
Exatamente para atender o momento de repasse de franquias, trouxe uma plataforma de marketplace completo e atua com suporte de especialistas em Micro e Pequenos Negócios, propõe e ajudam a redefinir o que é necessário para ser um empreendedor.
O objetivo principal da plataforma é democratizar o conhecimento e transformar o mercado que mais emprega no Brasil, trazendo acessibilidade ao empreendedorismo e reduzindo a mortalidade das MPEs.
========================================================
Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.