Essa semana está bem movimentada no mundo dos negócios varejistas. A Osklen pode ser vendida para o Grupo Dass uma empresa industrial pouco conhecida, mas que produz calçados e vestuário para marcas como Nike, Adidas e Under Armor, e tem o licenciamento da Umbro, marca inglesa, no Brasil, Argentina e Paraguai e da italiana Fila no Brasil e América Latina.
O grupo fez uma proposta para adquirir 60% da Osklen, marca de calçados e roupas que pertence à Alpargatas. A proposta foi divulgada em fato relevante da companhia de capital aberto. E, segundo o documento, é composta por uma parte fixa de R$ 300 milhões, a ser paga em três parcelas, além de uma parte variável no valor de até R$ 100 milhões, condicionada ao atingimento de determinadas metas durante os exercícios de 2022 e 2023.
O pagamento seria feito em até quatro anos do recebimento da proposta, com a devida correção monetária, na proporção da participação da companhia.
O conselho de administração da Alpargatas, reuniu na última segunda-feira e aprovou carta oferta , entretanto acrescentou que a conclusão da operação “está condicionada à negociação satisfatória para as partes envolvida dos termos dos contratos definitivos e outras condições usuais para operações dessa natureza, incluindo a realização de auditoria”.
A Osklen
A marca foi criada por Oskar Metsavaht, e tem uma origem inusitada. Ela remonta a uma expedição que o designer, então médico ortopedista, participou nos anos 1980. Oskar foi convidado a acompanhar alpinistas em uma viagem ao monte Aconcágua, o pico mais alto da América do Sul.
Enquanto arrumava as malas, ele percebeu que no Brasil não havia roupas adequadas para aquele frio extremo. E viu aí uma oportunidade. Começou, então, a pesquisar e desenvolver um novo tecido impermeável, ideal para praticantes de esportes de inverno. O material, batizado de Storm Tech System, tornou-se popular após a expedição. Mas a ideia de abrir uma loja só apareceu depois que Oskar foi a Paris fazer um curso de especialização em Traumatologia do Esporte e ouviu essa sugestão de designers e alpinistas franceses.
O que parecia uma loucura se tornou realidade. Em 1989, ele abriu a primeira loja em Búzios para vender roupas de inverno. A conclusão? Os mesmos turistas que frequentavam a cidade praiana também visitavam países com clima frio. Aquele era o primeiro capítulo de uma história que combina tendência e tecnologia, com a alma brasileira.
Osklen administra 53 lojas próprias e 22 franquias no Brasil, além de lojas em Nova York, Miami, Tóquio, Mykonos e Punta del Este e o e-commerce da empresa. Em 2012 30% da empresa foi vendida para a Alpargatas por 67,5 milhões de reais. Oskar que é o fundador da empresa continua na empresa como diretor de criação.
O que pode acontecer
A venda da Osklen pela Alpargatas, se concretizada, é um sinal de que a Alpargatas pretende concentrar o foco na sua popular sandálias e na extensão da marca para outros produtos. Por outro lado, a aquisição da marca pelo Grupo Dass, demonstra que não quer viver no mercado varejista de forma anônima. Com a aquisição da marca, o Grupo Dass se posicionará como a Osklen como uma marca de produtos de alta qualidade e estilo único, mantendo o engajamento de seu público-alvo A e B e mantendo o diferencial de preços mais elevados em relação aos seus concorrentes diretos.
A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.