Pesquisas sobre o mercado dos meios de pagamento revelaram que era possível fazer um intercâmbio de benefícios entre empresários e clientes. Com isso, nasceu em Belo Horizonte, neste ano, a “Parcela Express”. Segundo o sócio da empresa, Leonardo Magalhães, a ideia é facilitar a transação financeira para ambos os envolvidos.
“O nosso produto dá condição ao usuário, que tem um limite disponível no cartão de crédito, em dividir o pagamento pelo serviço que está adquirindo, em até 12 vezes, e com uma taxa de acréscimo/juros, muito melhor do que a que é oferecida pelo próprio cartão e/ou operação de crédito pessoal que existe no mercado e, além disso, para o empresário, nós garantimos o recebimento do valor integral da transação no dia seguinte, sem abatimentos”.
Atualmente, são cerca de 200 máquinas para pagamento em cartão, em estabelecimentos espalhados pela capital e região metropolitana. A maior adesão ao novo serviço, até o momento, é de clínicas médicas, hospitais e prestadores de serviço, como marceneiros e pintores.
A expansão para o interior do Estado e região Nordeste do país deve começar a acontecer logo que finalizado o processo de modelagem de franquia da “Parcela Express”. “O grande desafio é mostrar para o empresário que ele pode conceder ao cliente um prazo maior de financiamento e ainda assim ter uma negociação interessante, devido ao menor impacto, já que receberá por antecipação”, complementou Magalhães.
Expansão do setor
O uso do cartão de crédito como meio de pagamento no Brasil só cresce. De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e de Serviços (Abecs), em 2018, 95% das pessoas disseram usar o cartão de crédito, sendo que 55% delas usam o cartão pelo menos uma vez por semana.
Além disso, a projeção da Abecs para 2019 é animadora. O valor em transações com o cartão de crédito deve ser de R$ 1,12 trilhões, um aumento de 15,9%, em relação a 2018, que já tinha marcado 14,5% de aumento desta forma de pagamento, o maior crescimento do desde 2014.**
Dados sobre o modelo de franquia (em desenvolvimento)
- taxa de franquia: 16 a 60 mil (com treinamento)
- retorno do investimento: 4 a 6 meses