A pergunta mágica é Qual a melhor franquia para comprar? Isso é tão comum que muitas vezes gostaria de ter uma bola de cristal ou quem sabe uma lâmpada mágica para ajudar as pessoas.
A resposta não está no consultor. É preciso entender que uma decisão tomada de forma equivocada pode trazer muitos problemas. E não estou falando apenas de dinheiro. Sintonia com a marca, visão empreendedora ou saber lidar com riscos são temas que precisam ser trabalhados para que a escolha da franquia seja mais assertiva.
Para diminuir esse problema, uma empresa mineira desenvolveu um programa interessante de capacitação de pessoas interessadas em franquias.
No projeto a pessoa interessada em comprar uma franquia tem acompanhamento por 6 meses. Essa assessoria consiste em atuar em 3 campos de trabalho:
- Visão Empreendedora
- Vocação Empresarial
- Assessoria na escolha da franquia
Quais as vantagens para franqueados?
Para os franqueados a vantagem está na capacitação e treinamento. Levar um interessado no modelo de franquias com mais conhecimento, minimizará dessabores e reduzirá os riscos. O estudo da visão empreendedora, com técnicas de perfil comportamental e técnicas de PNL auxiliarão na decisão real de entrar no mundo dos negócios.
O segundo ponto importante está na vocação empresarial. Quando somos jovens, e estamos escolhendo que curso deverá nortear nossa vida, os pais levam a gente para fazer testes vocacionais de todas as formas. Naquele momento o que está em jogo é a profissão que será seguida. A vocação empresarial tem o mesmo intuito, gerar conhecimento com base na experiência vivida de quais segmentos de negócios a pessoa tem maior aderência e chance de acertar.
É preciso identificar a disposição natural que o futuro empreendedor apresenta, quais são suas habilidades, suas preferências, seus desejos, do seu estilo de vida, tudo isso vai compor e pode direcionar o caminho em busca do negócio mais adequado para seu futuro, afirma Nayara Barros, psicóloga e business coach, responsável pelos teste vocacionais.
O terceiro ponto do projeto, talvez seja o mais relevante. Ele é o acompanhamento comercial. Após conhecer se a pessoa tem visão empreendedora e quais são os segmentos que tem maior aderência ao seu perfil, entra em cena a capacitação comercial.
Nesse momento a decisão será baseada nos itens identificados pelos estudos vocacionais e pelo perfil do interessado em se tornar franqueado. Definir a regra do jogo e qual o tamanho do investimento será feito traz tranquilidade para quem pretende empreender.
Os ganhos para os Franqueadores:
Durante o período de desafio econômico que estamos vivendo, muitos franqueadores abriram mão de qualidade e passaram a se preocupar com quantidade. Era preciso aumentar pontos de vendas. Os problemas gerados por essas escolhas ficaram evidentes desde 2014. Aumento considerável de repasse de franquias, seleção de franqueados com perfil questionável e crescimento dos problemas de relacionamento com a franqueadora.
Quando uma coisa sai errado, tudo passa a ser questionado. Isso é do ser humano. Com a metodologia desenvolvida pela Prosper Negócios, o interessado em investir em franquias sai preparado e mais forte na negociação. Além de avaliar o perfil, a empresa se compromete entregar a ficha específica de cada franquia como a documentação necessária para que seja feito o cadastro do franqueado.
Novos tempos, novo jeito de pensar o negócio.