Home Dino RA Trust Experience 2021 traz foco na experiência do cliente

RA Trust Experience 2021 traz foco na experiência do cliente

por
0 comentários

São Paulo – SP 14/10/2021 – 4º RA Trust Experience teve como tema “A sua empresa existe para mudar a vida das pessoas”

Com o tema “A sua empresa existe para mudar a vida das pessoas”, o 4º RA Trust Experience promoveu dois dias de debates, troca de ideias e experiências entre convidados de diversas áreas em torno de um objetivo: melhorar a experiência do cliente, seja ele interno ou externo. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam as transmissões ao vivo e online do evento promovido pelo Reclame AQUI.

Entre os temas dos 17 painéis, mais de 35 profissionais de grandes empresas discutiram os desafios que a pandemia trouxe para as empresas e como muitas tiveram que se reinventar, a importância dos reviews dos clientes, a transparência como peça chave na relação empresa/clientes, a conversão de um bom atendimento em vendas, a LGPD, entre outros assuntos que impactam a vida dos consumidores.

Ao contrário de eventos convencionais de atendimento, o RA Trust Experience 2021 trouxe o mundo prático para um olhar mais humano, analisando o valor das pessoas nas companhias, a cultura das empresas, suas experiências internas, não apenas dados e metas.

banner

Como sempre disse Maurício Vargas, fundador do Reclame AQUI, as empresas são feitas por pessoas, e esta máxima serve para lembrar a todos que o bem mais valioso de qualquer negócio são aqueles que trabalham nele. E, no caso de marcas que precisam lidar com o atendimento direto ao cliente, essas pessoas se mostraram ainda mais indispensáveis no contexto da pandemia.

Ainda falando sobre o impacto da pandemia, o Instituto Reclame AQUI apresentou o estudo “Fidelidade e busca de alternativas: consumidor e empresas nas três fases da pandemia”, que inclui dados de avaliação das empresas desde o período anterior ao confinamento até setembro de 2021, além de uma sondagem realizada com 10 mil consumidores.

Fabricantes de eletrodomésticos, meios de pagamento, agências de turismo, transportadoras e redes sociais foram os setores com maior fidelidade dos consumidores desde o início da pandemia. “Identificamos três fases nas novas relações de consumo, que incluem o voto de confiança e a busca de alternativas”, destacou Edu Neves, CEO do Reclame AQUI.

Na primeira onda, com o caos do choque da doença e pausa das atividades, os clientes indicaram entender os desafios do momento. No segundo período, houve um maior movimento de consolidação da migração de serviços, produtos e hábitos, com as adaptações que surgiram com a pandemia. “Chegamos, agora, à fase de menor homogeneidade, por conta da abertura gradual e da alta da inflação. O preço é o terceiro item de fidelização, atrás do atendimento e da qualidade na satisfação das necessidades do consumidor. Por outro lado, os preços ainda são apontados como principal causa de ‘infidelidade’ a uma marca ou serviço”, completa Neves.

A preocupação com o cliente interno foi uma temática comum de todas as empresas que participaram dos painéis. Além disso, uma das conclusões pelo lado do atendimento é a necessidade de um preparo e organização das instituições para mapear problemas, evitá-los e, quando ocorrerem, atender da melhor maneira e com agilidade.

O RA Trust também trouxe histórias inspiradoras. Em dois painéis, o público viu como a atenção ao cliente pode ser transformadora e quais atitudes podem levar ao sucesso nas relações entre empresas e consumidores.

O ex-nadador e empresário Gustavo Borges foi um deles. Na palestra “Atitude de Campeão”, falou sobre como cada um é capaz de encontrar formas de se superar profissionalmente. Para o medalhista olímpico, 3 ensinamentos que ele ouviu do pai cabem perfeitamente na vida profissional. “Meu pai dizia que para ter sucesso, é preciso 3 coisas: comer muito, treinar muito e estudar muito. E ao longo da vida fui percebendo os valores disso”, afirmou.

A emoção deu o tom no bate-papo do CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago, com a professora Ausônia Donato. Ela falou sobre resiliência e compaixão. A pandemia trouxe uma onda de depressão para a maioria dos alunos no mundo todo. E fez um alerta: “A criança triste não aprende. A criança que está com depressão não aprende. É um problema afetivo e social. Como olhar para essa criança? Não é o olhar de dó e comiseração. É olhar como alguém que tem o direito de se desenvolver e crescer”, explicou. A professora disse que, em 56 anos de docência, nunca viveu algo parecido, e que fazer com que as crianças se sintam felizes, valorizadas, é o caminho para a recuperação. “Esse caminho deve ser o mesmo seguido pelas empresas, interna e externamente”, pontuou Paniago.

A participação dos principais dirigentes de várias empresas como E-Commerce Brasil, BTG, SITEL, SERCOM, Paypal, Americanas, Veloe, GOL, Electrolux, Marisa, Dengo, Reserva, Petl♥️ve e Salesforce, entre outras, mostrou como o tema da confiança do consumidor é relevante e mais uma vez mostrou também como o Reclame AQUI é respeitado e reconhecido como referência pelo mercado.

Website: http://www.reclameaqui.com.br

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais