Home Dino Resiliência digital e a ‘economia da experimentação’ são perspectivas para 2022

Resiliência digital e a ‘economia da experimentação’ são perspectivas para 2022

por
0 comentários

São Paulo, SP 28/1/2022 –

Antecipando-se ao marco do segundo ano da pandemia, o Mastercard Economics Institute divulgou a Economy 2022, uma perspectiva global para este ano, com base em tendências críticas vistas através das lentes do consumidor.

O relatório revela como cinco fatores fundamentais — economia e gastos, cadeias de suprimentos, aceleração digital, viagens globais e uma lista crescente de riscos econômicos — continuarão a moldar a economia global.

Entre as principais descobertas estão:

banner
  • – Poupança e gastos*: os gastos dos consumidores usando a poupança acumulada podem contribuir com três pontos percentuais adicionais para o crescimento do PIB global em 2022. As taxas de poupança das famílias quase dobraram em 2021, e a rapidez ou lentidão com que os consumidores gastam suas poupanças terão um efeito cascata na economia global. O excesso de poupança no Brasil deve chegar a cerca de R$ 1.172 bilhão.
     
  • Cadeias de suprimentos: uma inversão de sentido recorde depois de 27 anos de mudanças das despesas domésticas de bens para serviços volta ao sentido anterior, já estando seis pontos percentuais abaixo do pico. A pandemia gerou um aumento nos gastos com bens (de 39% para cerca de 47% em seu pico), interferindo na economia de serviços e sobrecarregando as cadeias de suprimentos. Com os armários abarrotados, é esperado que o equilíbrio se normalize em 2022, conforme as fronteiras se abram e os serviços se tornem novamente mais acessíveis e desejáveis​​. No Brasil, a quantidade de demanda por serviços já está ultrapassando a quantidade de demanda por bens: a parcela de gastos online no setor de Bares e Restaurantes é 1,3 pontos percentuais maior, se comparados aos números pré-pandemia, e a participação de assinaturas de varejo no gasto total aumentou 4,4 vezes de 2020 para 2021.
     
  • Digital: 20% das mudanças digitais no varejo permanecem inalteradas — remodelando como e o que os consumidores compram. As assinaturas de comércio eletrônico ganharam força em 2021, pois quase 88% dos países (em 32 mercados) viram um aumento nos serviços de assinatura em comparação com o ano anterior. Notadamente, as empresas de automóveis, parceiros virtuais das áreas fitness, aluguel de bicicletas e serviços para animais de estimação estão entre uma série de empresas que se beneficiam desse modelo. No Brasil, a participação online de gastos no setor de varejo é 1.2 ponto percentual maior do que a tendência pré-pandemia. A mudança para o digital veio para ficar e mais consumidores estão gastando online em todos os setores.
     
  • Viagens: a recuperação das viagens de lazer continua à medida que as viagens internacionais se abrem, com voos de média e longa distância ganhando terreno em 2022. A volta das viagens em 2021 pôde ser vista claramente nas rodovias e aeroportos, mas o crescimento contínuo ainda depende de conter variantes de vírus que levam à proibição de viagens. Nota-se uma recuperação rápida em viagens domésticas e de curta distância (menos de 1.000 km), enquanto viagens de médio curso (1.000 -3.000 km) estiveram sujeitas a menos restrições, ao passo que viagens de longa distância ficaram para trás. No Brasil, as viagens domésticas já estão em torno de 115% dos níveis pré-pandêmicos, com viagens de curta, média e longa distância (mais de 2.000 km) em 65%, 93% e 36%, respectivamente.
     
  • Riscos: os riscos continuam com potencial para perturbar a economia global. Novas variantes do Covid-19, como o Ômicron, representam o maior risco imediato, mas existe também quase uma dúzia de riscos adicionais que têm o potencial de inviabilizar a recuperação em todo o mundo — incluindo uma recalibração acentuada dos preços das moradias, que valorizaram 66% nos últimos dois anos, aumento dos preços do petróleo, declínios fiscais nas economias avançadas e guerras tarifárias internacionais. No Brasil, se vê uma grande probabilidade de mais demanda por serviços, incluindo um retorno do turismo global à medida que as restrições a viagens são suspensas.
    A nova variante da Covid-19 continua sendo um dos maiores riscos, especialmente aqueles resistentes a vacinações. O potencial para uma correção acentuada nos preços dos ativos financeiros e imobiliários aumentaram significativamente nos últimos dois anos.

    “O ano que passou não foi o retorno ao normal que muitos desejavam, mas coletivamente alcançamos um tremendo progresso”, disse Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e diretor do Mastercard Economics Institute. “Globalmente, o crescimento econômico, os avanços das vacinas e as transformações digitais que tornaram as empresas grandes e pequenas mais resilientes continuam a moldar o futuro. É neste contexto que prevemos que a demanda — e o poder de compra — do consumidor cresçam e a economia da experimentação ressurja no próximo ano”.

Metodologia

O Mastercard Economics Institute se baseia na atividade de vendas agregada e anônima na rede Mastercard, entre outras fontes, para desenvolver uma medida da quantidade e preços de bens versus serviços consumidos em economias em todo o mundo.

O panorama completo da Economy 2022 pode ser visto aqui. Este é o terceiro relatório de perspectivas do Mastercard Economics Institute. Outros relatórios podem ser encontrados aqui.

 

Isenção de Responsabilidade

Esta apresentação e conteúdo destinam-se exclusivamente a ser uma ferramenta de pesquisa para fins informativos e não como aconselhamento ou recomendações de investimento para qualquer ação ou investimento em especial e não devem ser considerados, no todo ou em parte, como base para a tomada de decisões ou para fins de investimento. Esta apresentação e conteúdo não são garantidos quanto à precisão e são fornecidos “como estão” para usuários autorizados, que avaliam e usam essas informações por sua própria conta e risco. Esta apresentação e conteúdo, incluindo previsões econômicas estimadas e simulações de cenários do Mastercard Economics Institute, não refletem de forma alguma o desempenho operacional ou financeiro esperado (ou real) da Mastercard.

Website: https://www.mastercardservices.com/en/reports-insights/economics-institute/economy-2022

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais