O Sarampo está atacando sem precedentes. Você já parou para pensar como blindar sua empresa dessa enfermidade? Minas gerais foi incluída na lista dos estados com surto de sarampo. Segundo o ministério da saúde já foram confirmados no brasil 3.339 pessoas com a doença. Somente em minas, 18 casos foram confirmados e outros 288 estão sendo investigados.
No estado de Minas Gerais, quatro pessoas já morreram por causa da enfermidade. As mortes aconteceram no primeiro trimestre de 2019 e são de moradores de Belo Horizonte, Contagem e Betim, cidade que fica na região metropolitana da capital.
Você deve estar se perguntando o Sarampo tem a ver com o meu negócio?
O Sarampo é uma doença que não tem tratamento. Não existe medicamento para curar da doença após o contágio. É preciso ficar atento e se antecipar.
O vírus do Sarampo pode ser transmitido por um período longo, o que deve ser observado cuidadosamente: Pode começar cinco dias antes, e ainda atua até cinco dias depois que aparecerem as lesões na pele. Essas lesões são aquelas manchas vermelhas característica da doença.
O período de maior contágio ocorre 48 horas antes e até 48 horas depois do início dessa manifestação da pele. Essas manifestações são aquelas manchas vermelhas que surgem por todo corpo.
A informação e o planejamento é o caminho para controle de crise no seu negócio.
Vamos a algumas dicas de ouro que podem ser tomadas e blindar o seu negócio
- Leve sua equipe para vacinar – a vacina é a única forma de prevenção, não adianta buscar situações paliativas como colocar máscaras.
- Não invente moda – As máscaras além de dar um ar esquisito para o seu negócio, não garante que seus funcionários estarão imunes.
- Se houve contágio como proceder? Se você ou algum funcionário teve contato com alguém infectado, é preciso ficar atento: use regra da prevenção secundária que indica a vacinação (mesmo que a pessoa tenha as vacinas em dia) nas primeiras 72 horas após a exposição ao vírus. A medida pode bloquear a evolução da doença ou minimizar suas manifestações.
O contagio do vírus é altanante eficaz. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde.
Todo cuidado é pouco. Planejar ações de combate podem minimizar os impactos na sua equipe com falta de funcionários e contagio caso algum cliente tenha a infecção.
5 Cuidados que devem ser tomados
- Não sei se tomei a vacina, como proceder? É importante tomar todas as doses, se não houver comprovação de vacinação prévia.
- Tomei uma dose adicional, isso pode dar problema? Não, as reações alérgicas são raras e tendem a aparecer na primeira dose.
- Se tomar vacina de Sarampo do que to me protegendo? A Vacina de sarampo além de proteger da enfermidade, dependendo da versão tomada pode proteger contra outras doenças como rubéola e Caxumba. Já a tetra viral também afasta também o risco de catapora (varicela).
- Quantas doses da vacina eu preciso tomar e quando? Deve-se seguir o calendário orientado pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Para a turma de até 49 anos que não cumpriu esse esquema, o Ministério recomenda:
• Até os 29 anos: duas doses, da tríplice ou tetra viral
• Dos 30 aos 49 anos: dose única, da tríplice ou tetra viral - Quais os sintomas do Sarampo? O sarampo apresenta os seguintes sintomas: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e mal-estar intenso. Logo depois, as manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés.