Home Dino Traumas mamilares em lactantes prejudicam amamentação

Traumas mamilares em lactantes prejudicam amamentação

por
0 comentários
banner

São Paulo, SP 5/4/2022 – Esse é um momento delicado, no qual as mulheres devem procurar orientação médica. Todas as informações são válidas e podem ajudar no dia a dia das amamentadoras

O estudo publicado em 2021 pela revista Ciência Plural apontou a ocorrência de traumas mamilares como uma das principais intercorrências pós-parto que leva ao abandono da amamentação de recém-nascidos. A pesquisa apurou que, dentre as mais de 2.909 puérperas nutrizes entrevistadas, em média estipulada após quatro anos de levantamento de dados, 8,1% das lactantes se queixaram de lesões mamárias e procuraram por bancos de leite para os recém-nascidos.

Esse mesmo levantamento, feito pelos discentes do Centro Universitário Tiradentes, apurou que, após o parto, as principais queixas das mães que entram na fase inicial de aleitamento são as lesões mamárias, dificuldade na pega, doenças infectocontagiosas, hiperlactação e outras mais. Os traumas mamilares são responsáveis por causar sensibilidade e lesões nos mamilos, tornando a prática de alimentar a criança algo fisicamente doloroso para as mulheres.

Em uma divulgação feita em 2022 na Revista Científica multidisciplinar (RECIMA21), consta a afirmação de que o trauma mamilar é uma intercorrência que costuma variar de 11 a 96% durante a primeira semana após o parto, com 80 a 95% das nutrizes apresentando algum grau de dor mamilar e 26% com dor extrema. Nesse cenário, a interrupção precoce da amamentação é apontada como uma das possíveis consequências. 

banner

A apresentação de dados preliminares sobre a amamentação no Brasil, no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, de 2020, trouxe que, naquele ano, já havia sido alcançado o percentual de 60% relativo à prevalência de amamentação exclusiva entre crianças menores de quatro meses, sendo indicado um crescimento de 45,7% ao longo dos últimos 34 anos.

Considerando a quantidade de puérperas nutrizes e a alta possibilidade de incidência de lesões mamilares que podem prejudicar a amamentação, Bia Mendes, fundadora e diretora criativa à frente da Agora Sou Mãe, loja especializada em produtos para gestantes e novas mães, acredita que, “esse é um momento delicado, no qual as mulheres devem procurar orientação médica”.

Ela ainda complementa dizendo que, nessa nova fase, “todas as informações são válidas e podem ajudar no dia a dia das amamentadoras, pois muitas se sentem sozinhas”, e acrescenta que, durante esse período, “é por meio da internet que muitas encontram soluções ou apoio de alguma maneira”. 

A publicação dos levantamentos na RECIMA21 também traz a informação de que os principais fatores de risco para o trauma mamilar são: pega inadequada da criança, estrias, fissura, dor mamilar, ausência do companheiro, entre outros. O estudo publicado traz como alternativa para prevenção do trauma a técnica de interrupção da mamada introduzindo o dedo indicador ou mínimo de maneira que o dedo substitua por um momento o mamilo.

Com relação às opções que podem ser buscadas para o conforto durante a amamentação, algumas outras coisas são válidas, “seja um banho relaxante, uma refeição balanceada, uma massagem ou rosquinhas de amamentação”, comenta Bia.

Mais informações disponíveis em http://www.agorasoumae.com.br/

Website: http://www.agorasoumae.com.br/

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais