Home Dino Três setores promissores da economia real para diversificar em 2022

Três setores promissores da economia real para diversificar em 2022

por
0 comentários
banner

Curitiba, PR 6/1/2022 – Seja equity ou dívida, o crowdfunding tem sido especialmente atrativo para 3 setores que se mantiveram aquecidos mesmo durante a pandemia.

 

O crowdfunding de investimento tem chamado a atenção de moderados e arrojados como opção estratégica para a construção de um portfólio inteligente. Investir em ativos reais é uma estratégia de diversificação com o objetivo de minimizar a volatilidade da carteira, incluindo ativos descorrelacionados. Segundo dados da CVM, Comissão de Valores Mobiliários, o número de investidores em crowdfunding cresceu 23% entre 2019 e 2020, enquanto os valores de captação da modalidade cresceram 43% no mesmo período. 

Para Isabela Scuissiatto, Diretora da SIIM, fintech de investimentos alternativos, existem setores que devido à alta demanda e estabilidade em sua cadeia produtiva, tornam-se promissores para investir em 2022: “Seja na modalidade equity, onde o investidor se torna sócio do negócio, ou na modalidade dívida, que o torna credor do projeto, o crowdfunding tem sido especialmente atrativo para os setores que se mantiveram aquecidos aquecidos mesmo durante a pandemia.”

banner

Agronegócio – Segundo dados colhidos pela CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, só no primeiro semestre de 2021 o setor teve crescimento de 9,81% de seu PIB, puxado pelo setor agrícola que cresceu 14,46% se comparado ao mesmo período de 2020. Fatores como o aumento do dólar, a alta das commodities, o ritmo da exportação de carne, soja, algodão, açúcar e milho fizeram do agronegócio o responsável por 26,6% do PIB brasileiro em 2020. Para 2021 a previsão é que atinja 28%. Um estudo da FGV projeta para 2022 o crescimento de 5%.

De acordo com estudo da Embrapa, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e o quarto maior produtor de grãos, ficando apenas atrás da China, dos Estados Unidos e da Índia. 

Energia renovável – A energia renovável está no timing perfeito para conquistar investidores. O projeto de lei 5829/2019, recentemente aprovado no Senado Federal, irá regulamentar o sistema de compensação para mini e microgeração distribuída, trazendo maior segurança para o investidor. O PL 5829/19 vem substituir as RN 687/15 e 482/12 e garantir que os usuários que aderirem ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica até 12 meses após a sanção presidencial tenham isenção de cobrança da TUSD, ou fio b, até 2045. 

As muitas horas de radiação somadas à grande extensão geográfica brasileira são vantagens competitivas para a geração de energia solar. Segundo o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Paulo Cesar Domingues, enquanto o resto do mundo tem apenas 14% de energia proveniente de fontes renováveis, o Brasil conta com expressivos 48% de sua matriz elétrica. Recentemente atingiu a marca de 10 GW pico de capacidade de produção fotovoltaica instalada, número que coloca o país entre os 15 maiores produtores de energia solar do mundo.

Segurança jurídica, janela de oportunidade, alta demanda, expertise e tecnologia. A lista de bons motivos ainda conta com a rapidez de instalação e o baixo custo operacional. 

Mercado imobiliário – Segundo o CAGED, foi o setor que mais gerou empregos com carteira assinada em 2021. Segundo o Secovi-SP, a comercialização de residências acima de 1,5 milhão cresceu 43% em comparação com 2020. Neste período também aconteceram 29% mais lançamentos nesse perfil. Historicamente falando, apesar de a Selic estar subindo, os juros ainda são considerados baixos para os padrões brasileiros. A procura por crédito continua aquecida, indicando que o financiamento de imóveis continuará em alta nos próximos anos. 

Uma curiosidade, a Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, concluiu que maio de 2021 foi o “melhor maio em vendas de imóveis dos últimos 17 anos”. Durante a pandemia, a construção civil manteve suas atividades em 85% dos canteiros de obras, acumulando crescimento de 10,7%, segundo a Pnad e IBGE. 

Crowdfunding de Investimentos: a modalidade que democratizou o ativo real 

Crowdfunding significa, literalmente, financiamento coletivo. São pessoas comuns investindo em empresas que promovem projetos da economia real por meio de uma modalidade de investimento atrativa, disruptiva e inteligente. De forma resumida, a SIIM é uma plataforma que intermedia a captação de recursos por meio do investimento coletivo.

“Os projetos são rigorosamente avaliados no melhor estilo ‘Shark Tank’. É imperativo que seja vantajoso para todos!”, completa Isabela Scuissiatto. 

Cada projeto, uma vez aprovado pela equipe técnica da SIIM, é apresentado à CVM que, por sua vez, autoriza a promoção da oferta por meio de plataforma digital por tempo limitado. A oferta pública possui cotas fixadas, que podem variar entre 500 e 10 mil reais de acordo com o perfil do projeto e público alvo. Tais valores são definidos pelo mercado, assim como a rentabilidade média do investimento, que varia em torno de 17% ao ano.

O crowdfunding de investimento tornou-se uma via de mão dupla que possibilita maior diversificação no portfólio do investidor por meio da inclusão de ativos reais  e, por outro lado, alavanca o desenvolvimento de empresas inovadoras.

 

Principais vantagens de investir por crowdfunding ou financiamento coletivo:

Diversificação de carteira com a inclusão de ativos reais;

Possibilidade do investidor tornar-se sócio ou credor de um projeto gerador de renda passiva;

Facilidade ao investir: cotas fixas, método simples e 100% digital.

Sem burocracia, sem taxas ou remunerações adicionais, basta adquirir uma ou mais cotas diretamente pela plataforma Siim.club;

Rentabilidade média de 17% a.a., atrativa em comparação a outras modalidades de investimentos;

Promoção e fomento do desenvolvimento econômico regional;

Volume de captação expressivo: 84,4 milhões de reais em 2020, 43% maior que em 2019 (dados CVM);

Possibilidade de investir em empresas sem se expor à volatilidade da bolsa de valores;

A modalidade é autorizada e regulada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, por meio da Instrução 588/2017;

A cada projeto, são disponibilizados na plataforma SIIM.club um pacote completo de informações e documentos para elucidar quaisquer dúvidas quanto à viabilidade dos projetos. 

A Siim, fintech de investimentos alternativos, foi criada para conectar investidores a negócios promissores por meio de ofertas de crowdfunding. 

 https://siim.club/

 

Website: https://siim.club/

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais