Home Dino Tributo aos mais ricos pode ser tema de ação presidencial

Tributo aos mais ricos pode ser tema de ação presidencial

por
0 comentários

18/2/2022 – A modalidade exige informações que são restritas a advogados altamente especializados dessas áreas, por isso o desconhecimento generalizado

Os impostos sobre herança e transmissão de bens imóveis ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) podem integrar o debate de candidatos à presidência do Brasil no pleito de 2022. Conforme reportagem da revista Exame, economistas com conexão a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), João Doria (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) apoiam a criação de um tributo sobre lucros, mas divergem sobre a taxa de estoque de patrimônio – pautas que atingem os mais ricos.

Nas eleições de 2018, em entrevista a O Globo, Ciro Gomes já havia afirmado pretender federalizar o imposto sobre herança, que hoje é estadual. Alexsandro Leite, advogado com mais de quinze anos de experiência na área e Diretor Jurídico da STLA Brazil S/A, empresa que atua com operações empresariais nacionais e internacionais, avalia as possíveis mudanças e o aumento na cobrança de ITCMD e ITBI no Brasil.

“Cobrados onde o bem está localizado, os percentuais desses impostos variam de estado para estado, que já estudam aumentar e até dobrar a alíquota, como é o caso de São Paulo”, afirma. “Se isso ocorrer, haverá, sim, um aumento substancial de processos contra as prefeituras e os estados, buscando anular a cobrança”.

banner

Em 2020, os deputados estaduais José Américo (PT) e Paulo Fiorillo (PT) apresentaram o PL (Projeto de Lei) 250/2020, que prevê um aumento progressivo na cobrança do tributo de 4% a até 8%, conforme o valor dos bens. Para a apresentação do PL, os parlamentares justificaram que doações e heranças estariam subtributadas e que os recursos poderiam ser aplicados em ações de combate à pandemia de Covid-19.

ITCMD varia em cada estado

Previsto no Art. 155, da Constituição, o ITCMD é um imposto estadual, o que dá autonomia aos estados para definir critérios e alíquotas locais, desde que respeitado o teto de 8%, conforme definido pelo Senado Federal. O valor é cobrado dos herdeiros a partir de bens obtidos após o óbito em questão.

Conforme informações do Colégio Notarial do Brasil, Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins estão entre os estados que têm 8% como a alíquota máxima a ser cobrada. 

O estado do Maranhão cobra o máximo de 7%, enquanto o Distrito Federal e os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm a alíquota máxima de 6%. O Rio Grande do Norte é o estado com a menor taxa máxima prevista, de 3%. Os demais estados, como São Paulo, cobram o limite de 4% no imposto sobre herança.

Transferência para holding é alternativa para anular cobrança de ITBI

Leite explica que, para o caso do ITBI, é possível anular legalmente a cobrança do imposto transferindo o bem para uma holding do proprietário. Para o caso do ITCMD, é possível anular legalmente a cobrança do imposto transferindo o patrimônio para uma holding em Delaware, nos Estados Unidos, Uruguai, Irlanda ou outro local que não cobre “Inheritance Tax”, ou impostos sobre herança.

Apesar da prerrogativa legal, o diretor jurídico da STLA Brazil S/A reconhece que trata-se de um serviço pouco conhecido no Brasil. 

“A modalidade exige informações que são restritas a advogados altamente especializados das áreas de Direito Societário, Tributário, Sucessório e Imobiliário, por isso o desconhecimento generalizado”, diz. “A tendência é um aumento a médio prazo, com ou sem a aprovação da reforma tributária, pela insegurança jurídica do país, em que todo o conjunto de leis é alterado com muita frequência”, conclui

Para mais informações, basta acessar: https://www.stla.com.br/

Website: https://www.stla.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais