Home Dino Uso de IA pode subir em 50% o lucro das empresas, diz estudo

Uso de IA pode subir em 50% o lucro das empresas, diz estudo

por
0 comentário

Campinas, SP 29/9/2021 – Simuladores de instalação de piso podem levar à economia de tempo em pesquisas, garantindo a satisfação do cliente que consegue ver antecipadamente o resultado

Em uma sociedade cada vez mais digital, com a tecnologia presente em diferentes esferas das relações sociais, afetivas e laborais, são raros os exemplos de setores da economia que prescindem de ferramentas não analógicas, ou que ainda estão em um estágio inicial na adoção delas. É o caso do setor da Construção Civil, que segundo um estudo da consultoria empresarial estadunidense McKinsey realizado em 2017, só ficou à frente da Pesca e Agricultura no ranking que avaliou o uso de tecnologia para a obtenção de ganhos de valor e produtividade na economia brasileira.

Apesar disso, diversas ferramentas de inovação têm sido desenvolvidas no setor nos últimos anos, possibilitando que seja vislumbrado um cenário otimista para a década recém-inaugurada: de acordo com a pesquisa “O impacto da IA no mercado de trabalho”, realizada pela consultoria americana DuckerFrontier a pedido da Microsoft, a adoção máxima da Inteligência Artificial (IA) na Construção Civil no Brasil poderá impactar no crescimento de 42% de novas vagas no setor até o ano 2030 em comparação com as estimativas feitas pelo Banco Mundial e o FMI.

A Inteligência Artificial (IA) é um conceito usado para descrever o uso de máquinas e tecnologias no desempenho de atividades que repetem funções cognitivas humanas, como resolução de problemas, reconhecimento de padrões e aprendizado. Na Construção Civil, a IA pode ser utilizada, entre outras funções, no design de projetos, na melhoria da experiência do cliente, na prevenção de acidentes, na robotização de canteiros e na simulação do uso de materiais.

banner

De acordo com estudo realizado em 2018 pela McKinsey, em que foi pesquisada, de forma específica, a relação entre a Inteligência Artificial e o setor de Construção Civil em âmbito global, constatou-se que empresas que aplicam a IA a seus projetos podem gerar 50% a mais de lucro em relação àquelas que não o fazem.

Simulação de instalação de pisos em construções e reformas de imóveis

O segmento da Construção Civil permanece como um dos menos desenvolvidos no quesito tecnologia, mas ainda assim, o setor tradicional está evoluindo, fazendo com que surjam startups no setor, chamadas de Construtec.

Uma destas utilizações que têm ganhado força no mercado brasileiro é a simulação da utilização de pisos em construções ou reformas de imóveis por parte dos fabricantes de pisos e revestimentos.  A ferramenta permite que o consumidor possa simular o uso de pisos de diferentes cores, tamanhos e materiais para, então, escolher a melhor opção. 

A tecnologia empregada nesta simulação permite que, a partir da foto de um ambiente, seja detectada com precisão a área do solo em que será aplicado o piso, para que o cliente –  em seguida – possa fazer a escolha do material de sua preferência. 

Luane Araujo, Gerente de Projetos e Inovação da Hausz, startup considerada a primeira Construtec do varejo brasileiro, comenta que, muitas vezes, ferramentas – como o simulador de pisos – desenvolvidas inicialmente para profissionais de arquitetura, são ideais para serem utilizadas por pessoas que estão construindo ou reformando seus imóveis.

“Nós observamos que o público que está reformando ou construindo passa horas estudando e pesquisando dezenas de pisos para o seu ambiente. O uso do simulador pode, então, economizar tempo em pesquisas sobre qual o piso ideal, e garantir a satisfação do cliente que consegue ver antecipadamente o resultado”, diz a profissional.

As novas possibilidades geradas pela IA no contexto de construção e reforma de imóveis se dão em um momento de aquecimento da Construção Civil: estima-se que o setor cresça 4% neste ano, o maior índice desde 2013, segundo o estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre de 2021, realizado pela CBIC.

Luane ainda reforça que empresas como a Hausz devem investir cada vez mais em tecnologias, utilizando a IA na maior quantidade de setores possíveis: marketing, logística, financeiro, etc. Isso para que a entrega ao cliente e o crescimento do mercado sejam cada vez mais positivos. 

Para saber mais, basta acessar o link: https://www.hausz.com.br/

Website: https://www.hausz.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais