A Valmet, líder mundial em desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, está concorrendo ao Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2024. O prêmio é um dos mais prestigiados na indústria, e promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). A votação para selecionar os melhores do setor está aberta e vai até o dia 9 de agosto.
A multinacional finlandesa apresentou cases e iniciativas que refletem sua liderança e pioneirismo no mercado, destacando-se como um dos principais players com oferta única, global e integrada de soluções e tecnologias. Recentemente, a empresa fortaleceu sua posição de liderança com a aquisição da Linha de Conversão de Tissue, ampliando o portfólio com soluções para conversão de rolos e dobrados, empacotamento, gofragem, gravação de rolos, serviços e soluções digitais. Além da oferta de válvulas para controle de fluxo com entrega em oito megaprojetos de papel e celulose nos últimos sete anos. A Valmet concorre nas categorias:
- Tecnologia da Automação: a Valmet oferece tecnologias e serviços de automação, que vão desde medições únicas até sistemas de processos em toda a fábrica, por isso inclui de aplicações básicas ao gerenciamento de informações em toda a cadeia de processo. Um case de sucesso no segmento de automação é o sistema de automação virtualizado implementado na nova fábrica da LD Celulose. Já a oferta de Flow Control é composta por válvulas, automação de válvulas e bombas que desempenham um papel crucial na produção de celulose, papel, cartão e tissue.
- Fabricantes de Vestimentas: a multinacional fornece uma linha completa de tecidos formadores, filtros prensa, mantas de prensa de sapata, tecidos de secagem e tecidos filtrantes. Nos últimos anos, destacam-se o fornecimento completo de vestimentas para as inovadoras Máquinas de Papel 27 e 28 em Ortigueira (PR).
- Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Celulose: a Valmet vem executando com êxito grandes projetos no setor de celulose, na expansão e modernização de plantas já existentes até as novas fábricas. Destacam-se os projetos Puma II, da Klabin, o BioCMPC, da CMPC, a modernização da Cenibra e a nova fábrica de celulose solúvel da LD Celulose.
- Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Papel de Imprimir e Escrever, Especiais e Embalagem: nos últimos anos, a Valmet consolidou sua liderança no segmento papeleiro na América do Sul com a operacionalização de grandes projetos. A Máquina de Papel 27 foi projetada para fabricação de papel kraftliner sendo a primeira máquina do mundo a produzir papel kraftliner de alta qualidade utilizando 100% fibra de eucalipto. A Máquina de Papel 28 foi desenhada para produção de papel kraft e cartões revestidos FBB e LPB de alta qualidade.
- Fabricantes de Máquinas para fins sanitários e tissue: a multinacional foi a fornecedora-chave do projeto de expansão da fábrica de Alas Doradas em El Salvador, com a entrega da máquina Advantage DCT100HS, que possibilita a produção de 35 mil toneladas/ano de papel higiênico, guardanapos e outros produtos tissue de alta qualidade. Além deste projeto, nos últimos anos, a Valmet entregou cinco modernas máquinas de tissue para o mercado sul-americano, todas equipadas com tecnologias de ponta como DCT, ViscoNiR, e Intellitissue, garantindo a produção de papel de alta qualidade e uma com tecnologia NTT para a produção de papel premium texturizado.
- Fabricantes de Equipamentos e Acessórios para Produção de Tissue, Conversão e Acabamento: a Valmet firmou projetos com multinacionais como Softys e Bracell, além de empresas nacionais como Suzano, Mili, Copapa, Cipel e Inpel, e no exterior com Papelera Reyes, no Peru, e Fabmer, no Equador. Com a aquisição da Roll-tec, a empresa incorporou tecnologias avançadas para gravação de rolos e soluções de gofragem, incluindo um laboratório de testes no Brasil. Em 2023, a empresa realizou um projeto notável para a Softvs, regravando 27 rolos previamente utilizados, eliminando a necessidade de novos rolos e promovendo a sustentabilidade.
- Fabricantes de Equipamentos e Sistemas para Recuperação de Licor e Geração de Energia: as plantas de cristalização, evaporação, caustificação e forno de cal da fábrica da LD Celulose, em Minas Gerais, e a ampliação de todo o circuito de recuperação de químicos — evaporação, caldeira de recuperação, ash leaching, caustificação e forno de cal — da linha 2 da unidade da CMPC em Guaíba (RS) para o projeto BioCMPC são exemplos de excelência na implementação e performance alcançada. Na evaporação foram instalados dois novos efeitos, tornando a unidade de Guaíba (RS) da CMPC, a primeira planta com oito efeitos no Brasil.
- Prestadores de serviços de Manutenção e Montagem: a Valmet contribuiu para a execução de mais de 300 paradas gerais em fábricas de papel e celulose globalmente, sempre seguindo rigorosamente os pilares de planejamento, conhecimento, análise crítica, cumprimento de prazos e segurança.
- Inovação (P&D e Tecnologia): o programa de Pesquisa & Desenvolvimento e inovação, chamado “Beyond Circularity”, fortalece o compromisso da Valmet em desenvolver processos, tecnologias, automação e serviços para a utilização de materiais renováveis, reciclados, resíduos e subprodutos.
- Responsabilidade Social: a multinacional participa de programas selecionados com base em seus princípios de patrocínios e doações, conforme estabelecido no Código de Conduta. Suas atividades incluem patrocínios e doações alinhados com os Dez Princípios do Pacto Global da ONU, demonstrando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Sustentabilidade: como parte do compromisso contínuo com a renovação e o desenvolvimento dos principais indicadores de ESG (Environmental, Social and Governance), a empresa possui uma Agenda de Sustentabilidade 360°, que engloba projetos e ações ambientais, sociais e de governança, abrangendo toda a cadeia de valor da Valmet, incluindo fornecedores, operações internas e a aplicação de suas tecnologias nas plantas dos clientes.
Para o diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing da Valmet na América do Sul, Pedro Ferraz Paciornik, o Prêmio Destaques do Setor da ABTCP é muito importante para as empresas do setor “A participação ampla da Valmet no prêmio, em todas as categorias em que a empresa poderia estar, comprova a força da nossa história e o patamar de excelência que atingimos, além do diferencial competitivo de sermos a única empresa capaz de atender nossos clientes em toda a sua cadeia produtiva”.
A divulgação das empresas vencedoras será no próximo mês, e os cases classificados serão avaliados por um comitê julgador designado pela ABTCP. A votação acontece pelo site: https://
Sobre a Valmet
A Valmet é líder global no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias avançadas de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com nossos sistemas de automação e soluções de controle de fluxo abrangem uma gama diversificada de indústrias de processo. Com uma equipe de mais de 19.000 profissionais distribuídos globalmente, nos empenhamos em fortalecer o desempenho operacional de nossos clientes diariamente, garantindo uma parceria próxima e eficaz. A empresa tem mais de 220 anos, a Valmet é sinônimo de inovação constante, melhorias contínuas e compromisso com a excelência. Em 2023, as vendas líquidas atingiram aproximadamente 5,5 bilhões de euros, refletindo a solidez no mercado e a confiança dos nossos clientes. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e a sede fica em Espoo, na Finlândia. Mais informações em: valmet.com | X | X (IR) | LinkedIn | Facebook | YouTube | Instagram |