A Valmet participará do 5.º Workshop de Embalagens de Papel e abordará tecnologias para conversão de papel cartão, com foco em controles de qualidade on-line na manufatura de corrugado, reduzindo os níveis de perdas (waste) e maximizando os níveis de produção. O principal tema abordado será o sistema de controle de qualidade (QCS), desenvolvido pela Valmet, que auxilia a produção estabilizando as variações de matéria-prima e processo em toda a cadeia de valor, desde a fibra até o produto acabado, além de otimizar a performance do processo e a qualidade da folha na onduladeira.
O Valmet IQ para onduladeiras combina medições on-line de umidade, temperatura e encanoamento de alta precisão, e utiliza essas variáveis em controles de malha fechada com a utilização de umidificadores como elementos finais de controle. Tendo em vista que o controle da umidade é fundamental para a qualidade da conversão do papel, a Valmet desenvolveu e aperfeiçoou, por anos, tecnologias de medição e sistemas de controle automatizados para manter os níveis de umidade dentro do esperado.
“Atualmente, poucos produtores têm a tecnologia para medir com precisão e confiabilidade a umidade em fibras à base de madeira”, diz o gerente de vendas técnicas da Valmet e palestrante no evento, Angelo Silva. “O destaque da empresa é o seu know-how para usar as medições em algoritmos de controle. A Valmet aplica tecnologia avançada de medição de umidade e toda sua expertise como líder mundial de soluções de automação em uma solução completa de gerenciamento e controle de umidade para convertedoras”, detalha.
Cabe destacar que um dos principais desafios na operação de máquinas convertedoras, e consequente fabricação de papéis corrugados, é o controle da temperatura e umidade, requisitos básicos para a formação e colagem dos canais. Todavia, a maioria das empresas têm como foco o controle da temperatura tão somente, ocasionando perdas por empenamento, colagem ruim e demais imprevistos. “A experiência da Valmet em processos de máquinas de papel revelou que as medições e o controle de temperatura por si só não são suficientes para controlar adequadamente o processo de conversão. Em particular, é a umidade, e não apenas a temperatura, que altera as dimensões, visto que as fibras de celulose se expandem e encolhem de acordo com o teor dessa umidade. Será interessante expor ao público as soluções de automação e tecnologias Valmet que garantem lucratividade e sustentabilidade para os clientes fabricantes de papel e, agora, para a indústria de conversão”, finaliza Angelo.
Serviço:
5.º Workshop de Embalagens de Papel
Data do Evento: 25/05/2023
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Qoya Hotel Curitiba – Av. Sete de Setembro, 4211 – Curitiba – PR
Público-alvo: Profissionais que atuam no setor de embalagens de papel.
EVENTO GRATUITO E EXCLUSIVO PARA ASSOCIADOS ABTCP, EMPAPEL E SINPACEL.
Inscrições em: https://www.abtcp.org.br/